domingo, 13 de abril de 2014

ENTREVISTA COM DR. JOÃO CARLOS

Publicado na edição impressa do Jornal de Upanema
Por Silva Júnior e Tiago Canuto

Jornal de Upanema - Qual a sua formação Profissional?
Dr. João Carlos -
Sou Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (2007), Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória (UnP), em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício(Universidade Veiga de Almeida-RJ) e em Docência no Ensino Superior (UnP); Mestre em Saúde e Sociedade (UERN), Delegado do CREFITO1 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

Jornal de Upanema - Quais as funções já desempenhadas em Upanema?
Dr. João Carlos -
Na primeira passagem de agosto de 2007 a maio de 2011 desempenhei a função de fisioterapeuta. Na última passagem de fevereiro de 2013 a dezembro de 2013 desempenhei a função de fisioterapeuta, atuando tanto no âmbito da reabilitação como na atenção básica, realizando visitas domiciliares e executando ações de promoção e prevenção a saúde dos idosos. Ainda nessa última passagem estive como coordenador da atenção básica durante 10 dias a convite da secretária de saúde da época Fernanda Kalynne.

Jornal de Upanema - Por que o senhor deixou de trabalhar em Upanema?
Dr. João Carlos -
Sendo extremamente sincero, por me sentir desvalorizado pela atual gestão, em dezembro de 2013 fui informado através de mensagem de texto passada ao meu celular pela coordenadora geral do munícipio que o meu salário seria reduzido e que haveria atraso no pagamento de janeiro. Ora, por excesso de zelo com meus pacientes, quando os equipamentos necessitavam de alguma manutenção eu, por conta própria, mandava consertar, além disso, os custos de combustível e transporte para realização das visitas domiciliares (inclusive aos sítios) era todo meu, trabalhei, juntamente com a secretaria de ação social, para implantação do grupo de idosos no centro de referência e assistência social (CRAS) onde na oportunidade avaliamos mais de 50 idosos, todo esse trabalho em horário extra ao tempo destinado para atendimento aos pacientes que realizam fisioterapia; Então, quando fui informado pela atual gestão que seria reduzido o salário, senti que esse trabalho que vinha desempenhando não era de relevância ou prioridade para atual administração. Diante disso, preferi me afastar.

Jornal de Upanema -  o senhor acredita que agiram de má fé que levou a sua saída de Upanema?
Dr. João Carlos -
Não, não foi má fé, foi uma opção da atual gestão, se para o gestor o trabalho que eu vinha desempenhando não era importante, penso eu que ele deve ter feito um balanço dos serviços de saúde e preferiu realizar cortes onde, talvez para ela, não fosse importante ou que não é prioridade para o município.

Jornal de Upanema - Temos informações que pacientes tentaram fazer um abaixo assinado pedindo a sua volta...
Dr. João Carlos -
Fiquei sabendo sim, inclusive falei com o paciente pelo telefone pedindo para suspender esse abaixo assinado, não quero trabalhar em Upanema ou em outro município por pressão, quero que a gestão valorize o meu trabalho. Graças a Deus meu trabalho é muito valorizado pela população e isso é o que importa pra mim, assim que me formei meu pai, Carlos Lopes, me disse: “Filho! Ganhe dinheiro de quem tem dinheiro, de quem não tem ganhe a gratidão”, e isso eu tenho mais do que certeza que ganhei de todas as pessoas que passaram pela fisioterapia, independente de condição social, cor, raça ou partido político, todos receberam tratamento humanizado e, o mais prazeroso é ver a gratidão e o respeito que os meus pacientes têm por mim, e isso não tem preço.

Jornal de Upanema - O município de Upanema claramente não avançou na saúde no último ano. Ao que o senhor atribui esse grave problema?
Dr. João Carlos -
O maior problema de saúde do município de Upanema é o local de funcionamento da Unidade Mista. É desumano pela falta de estrutura tanto para os pacientes quanto para os profissionais, além disso, é lamentável, mas ainda temos unidades básicas de saúde que não realizavam (até dezembro de 2013) avaliação do peso das gestantes por falta de balança. Os profissionais são extremamente dedicados e comprometidos, mas muitas vezes faltam condições de trabalho, quando falo dos profissionais incluo desde o secretário de saúde ao pessoal do apoio administrativo.

Jornal de Upanema - Entrando um pouco na seara política, o senhor é tido como um bom nome para se candidatar nas próximas eleições. O senhor tem vontade se ser político?
Dr. João Carlos -
Vontade não me falta de, assim como meu avô Antônio Lopes e meu tio José Lopes, ter minha oportunidade de ser gestor de Upanema com um projeto político inovador, arrojado e audacioso, mas, que acima de tudo, preserve a nossa cultura, os nossos costumes, os saberes populares, que a população se sinta valorizada e que faça Upanema voltar a ser destaque no nosso estado. Porém, minha prioridade atual é dar continuidade aos meus estudos e seguir agora para o doutorado, então nos próximos anos não me vejo fazendo outra coisa senão atendendo meus pacientes e dando continuidade aos meus estudos.

Jornal de Upanema -  Seu nome vem sendo cogitado por muitos como um forte candidato já para as próximas eleições, o que o senhor pensa sobre isso?
Dr. João Carlos -
Sinto-me extremamente lisonjeado, e observo uma contradição, ao mesmo tempo em que a atual gestão não me viu como prioridade, a população me vê como um nome para ser representante do povo. Mas, ainda preciso de mais experiência, ser gestor não é tarefa fácil. De coração, estou torcendo para que Upanema, mais precisamente a saúde do nosso município, possa receber os investimentos que merece e que a população possa ser bem tratada pela atual gestão.

Jornal de Upanema - Mensagem final
Dr. João Carlos -
Quero agradecer aos que fazem o jornal de Upanema, vocês têm minha admiração pela dedicação que têm com esse meio de informação. E agradecer imensamente a população de Upanema pelo carinho que tem por mim, pelas ligações que recebo, quase diariamente, dos pacientes e por tudo que vocês me ensinaram. Eu não nasci, mas cresci em Upanema sofrendo influência de todos os costumes dessa terra e isso só faz de mim o homem mais forte, mais feliz, mais humano e, acima de tudo, o homem que tem respeito e consideração pelas pessoas! Muito obrigado!

2 comentários:

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZAR A CORAGEM QUE ESTE CIDADÃO QUE MUITO ME ORGULHA QUE É FILHO DE UPANEMA,EM VIR A UM JORNAL FALAR A VERDADE,POUCOS TEM ESSA CORAGEM. ACOMPANHO O TRABALHO DESSE JOVEM EM UPANEMA DESTE SEU PRIMEIRO EMPREGO,SEMPRE DEMOSTROU CARINHO,RESPEITO,DEDICAÇÃO,PROFISSIONALISMO,COM OS SEUS PACIENTES,SÓ TEMOS A LAMENTAR NÓS QUE FAZEMOS FISIOTERAPIA EM PERDERMOS UM PROFISSIONAL COMO O SENHOR.

Anônimo disse...

Leva pra tua casa, tava ganhando pra isso.